top of page
Foto do escritorSharlene Rocha

dica de viagem - sagrada família/barcelona


A Sagrada Família de Barcelona é a obra mais importante de Antonio Gaudí e o monumento mais visitado de Barcelona.

A construção começou em 1882 com um estilo neogótico. Um ano depois, o projeto foi colocado nas mãos de Gaudí, que fez um replanejamento completo. Gaudí desenhou um templo excepcional e inovador que inicialmente estaria formado por 18 torres, mas teve tempo apenas de criar uma delas antes da sua morte.

Gaudí faleceu em 1926, deixando inacabado o projeto em que trabalhou nos últimos anos de sua vida, mas, graças aos planos que deixou, seu sonho se torna realidade pouco a pouco graças ao trabalho de outros artistas e ao dinheiro obtido a partir das doações e visitas.


Elementos mais destacados

Embora não esteja terminada, a Sagrada Família é um exuberante templo carregado de simbolismo religioso. Esses são alguns dos pontos mais importantes:

As torres

Até o momento foram construídas 8 das 18 torres desenhadas por Gaudí. O arquiteto decidiu que doze delas seriam dedicadas aos Apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus. Cada uma delas estará dotada de diferente altura em função da hierarquia religiosa que representam.

É possível ter acesso à parte superior de algumas das torres para contemplar a cidade do alto e ver alguns detalhes do exterior do templo a uma curta distância.

As fachadas

A basílica tem 3 simbólicas fachadas: 

Fachada do Nascimento: Dedicada ao nascimento de Cristo, trata-se de uma fachada profusamente decorada e cheia de vida.  Fachada da Paixão: Um pouco mais austera e simples que as outras, reflete o sofrimento de Jesus durante a Crucificação.Fachada da Glória: A fachada principal, muito maior e mais monumental que o resto, representará a morte, o Juízo Final, a Glória e o inferno. Consciente de que não teria tempo para construí-la, Gaudí deixou prontos os rascunhos para que seus sucessores pudessem finalizar o trabalho. 

O interior

Para desenhar o interior, Gaudí se inspirou nas formas da natureza, criando colunas com forma de tronco de árvore que transforam o interior do templo em um enorme bosque de pedra








1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page