Istambul é uma cidade mágica, um verdadeiro caldeirão cultural que pulsa no encontro entre o Oriente e o Ocidente. A principal cidade da Turquia já se chamou Bizâncio e Constantinopla e foi o antigo centro de poder do planeta. Por seu território já passaram romanos e otomanos, árabes e vikings, cristãos e muçulmanos, além de outros povos que deixaram marcas.
Eu fiquei completamente encantada pelas belezas e pelo povo turco, e aqui deixo um pouco do que vivemos por lá, que posso afirma que foram dias incríveis, a Turquia superou minhas expectativas!
A seguir um pouco dos meus dias em Istambul:
O passeio de barco pelo Estreito de Bósforo pode ser feito tanto com a luz do sol ou à luz do luar! É uma das experiências mais inspiradoras em Istambul e uma maneira diferente de desfrutar da cidade por seus caminhos de água. É uma viagem pelo tempo da cidade antiga para a nova, apreciando construções encantadoras, palácios e vilas otomanas que brilham como joias na costa dos dois continentes Oriente e Ocidente!
Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia), com certeza um dos pontos mais famosos e importantes de Istambul. Reconstruída nada menos que três vezes, no mesmo local, a Basílica de Santa Sofia - ou Haghia Sofia, em grego - teve a sua primeira versão erguida pelo imperador Constantinius, em 360 a.C.; o prédio existente atualmente foi erguido a mando do imperador Justiniano (527-565 a.C.).
Primeiro foi uma igreja; depois, uma mesquita; até que, enfim, a basílica se tornou o que é hoje: um importante museu que impressiona por sua arquitetura imponente (com uma belíssima cúpula de 30m de diâmetro, no centro) e pela grande quantidade de riquezas guardadas em seu interior, a exemplo de valiosíssimos mosaicos do período bizantino (um dos maiores orgulhos do imperador Justiniano), vários elementos em mármore (como uma porta e vasos, próximos à entrada).
Grande Bazar
Um enorme labirinto por onde se distribuem mais de 4 mil lojas forma o maior mercado de badulaques de Istambul. Luminárias, narguilés, roupas, joias, tapetes, almofadas, louças, cerâmicas…
Há diversas entradas para adentrar o Grande Bazar. Entre as principais estão o Portão Oruculer (que liga o mercado de tecidos ao de especiarias), o Portão Nuruosmaniye (com acesso ao bonde Cemberlitas, junto à área de ouro e pratas) e o Portão Beyazit (para o Bazar de Livros, próximo à área de couros e pratarias). Bem no centro, no entorno do pátio Iç Bedesten, a parte mais antiga do complexo, fica a área de tapetes e antiguidades.
A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Seu nome em turco é Sultanahmed Camiii, Mesquita do Sultão Ahmed, já que foi construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616.
A Mesquita Azul conta com seis minaretes, o que, no momento de sua construção, provocou muita polêmica, já que a Meca também tinha seis. Posteriormente, e para acalmar os fiéis, foi construído na Meca um sétimo minarete para estabelecer a diferença.
Interior
Ao entrar na Mesquita Azul se entende o porquê do seu nome: há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita. Todos os azulejos foram levados da cidade de Iznik.
Para entrar na Mesquita Azul, assim como resto das mesquitas da cidade, você deve usar a roupa apropriada e tirar os sapatos antes de entrar. As mulheres devem ter os ombros e os cabelos cobertos.
Palácio de Topkapi
O famoso Museu Palacio de Topkapi é um complexo enorme de edifícios que cobrem 700 mil m2, composto por grandes patios, por uma seção para o harém do sultão e pelo palácio. Como uma cidade dentro da cidade de Istambul, foi fortificado com um muro de 2 km de comprimento do lado do mar que data da época bizantina, enquanto os turcos construíram um outro muro de 1,400 km de longo para o lado do continente ,que faz de fronteira entre o complexo e a cidade. Ele está localizado na área do Cabo do Serralho(Sarayburnu em turco), numa posição estratégica de facil acesso tanto à parte Europeia bem como a parte asiática de Istambul.
Foi construído em 1467 e o sultão Mehmet que havia conquistado em Istambul, usou-a como sua residência em vez de viver no antigo palácio, devido à conveniência de sua localização. No início, Topkapi foi utilizado para assuntos oficiais e eventos enquanto o harém estava no antigo palácio do século 16 dC, quando o sultão mudou também o acompanhou o harém para o novo palácio.
Balat, é um bairro histórico de Istambul, que faz parte do distrito de Fato. Está situado na zona noroeste da margem sul do Corno de ouro.É um bairro tradicionalmente habitado por judeus.
תגובות